O que podemos aprender com a greve dos caminhoneiros

May 24, 2018

 

 

 

Sem os caminhoneiros o Brasil para, é preciso valorizar a classe e entender seus motivos 

 

A greve dos caminhoneiros no Brasil já dura 4 dias e a situação começa a ficar caótica. Os postos do Brasil inteiro já não têm mais gasolina, álcool ou diesel para oferecer à população. Os ônibus das grandes cidades brasileiras estão circulando com frotas reduzidas por conta da falta de recursos. Os supermercados temem ficar sem estoque até o fim de semana se a situação perdurar. Grandes redes de fastfood começam a ficar inativas por falta de pão. Se você ainda não entendeu o motivo disso tudo, vem que a gente te explica.

 

Os motivos

 

Os caminhoneiros reivindicam baixa nos impostos dos combustíveis e, consequentemente, baixa no preço final do diesel, gasolina e álcool; a preocupação deles é principalmente relacionada ao diesel. Diante disso, a Petrobras e o governo federal chegaram a anunciar uma redução temporária do preço do combustível. Porém, a categoria percebeu a queda de R$ 0,26 do litro como insuficiente e continuou a greve.

 

Efeitos da greve

 

Com a paralisação as mercadorias deixam de ser entregues aos destinatários. Além disso, o bloqueio parcial de rodovias por todo o país provoca atrasos de mercadorias que tentam ser transportadas por outros meios terrestres que não sejam o caminhão.

Como os produtos não chegam, a escassez começa a se instalar pelo país. Com isso, para driblar o prejuízo, os estabelecimentos começam a subir os preços das mercadorias disponíveis. E quem paga o preço dessas consequências é a população. No Ceasa da capital do Rio de Janeiro, o saco da batata teve um aumento de dez vezes no preço e foi vendido a R$ 500,00 nesta quarta.

Mesmo que a greve chegue ao fim entre hoje e amanhã, os alimentos que estão nos caminhões parados podem ter estragado, o que vai gerar problemas nos próximos dias.

Além disso, serviços de frete particular, empresas de ônibus municipais e intermunicipais diminuíram as atividades para economizar combustível. Aeroportos notificaram que só têm querosene suficiente para as atividades de mais um dia.

Por fim, os Correios suspenderam temporariamente serviços como Sedex 10, 12 e Hoje. Isso porque não podem correr o risco de não ter condições de realizar as entregas por falta de recursos. Por meio de nota, a companhia informou que “também haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dos serviços Sedex e PAC”.

 

Importância

 

A greve e suas consequências comprovam a importância da classe de caminhoneiros no Brasil. Sem a categoria funcionando plenamente todo o país sofre consequências grandiosas e assombrosas. Não se sabe como serão os próximos dias caso o sindicato não entre em acordo com o governo, os prejuízos podem ultrapassar a casa dos milhões, segundo especialistas econômicos.

O esperado é que, com o grande evento atual, os caminhoneiros sejam vistos com outros olhos e com mais respeito, devido sua importância para o país.

 

O BuscaCargas

 

O BuscaCargas tem grande importância no setor de transporte e foi criado com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros do Brasil. A ferramenta proporciona um diálogo direto entre o embarcador e o transportador, eliminando o ruído que os atravessadores provocam. Assim, os transportadores conseguem trabalhar mais e aumentar seus lucros.

 

Acesse agora: www.buscacargas.com.br ou baixe o App Android ou iOS BuscaCargas e conheça o seu melhor parceiro de cargas.

 

Please reload

Featured Posts

Gestão de Fretes Outsourcing para Indústrias

March 12, 2020

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive